Natalia - 8 meses na Itália que mudaram a minha vida
Bom, a minha experiência como voluntaria na Europa foi a experiência que mudou a minha vida. A partir dessa aventura eu ampliei consideravelmente a minha visão de mundo e consigo perceber melhor qual o meu papel como cidadão. Agora que estou de volta, percebo o quanto especial foi aquele momento.
O meu voluntariado aconteceu na Cooperativa Sociale Villa Maria, mais precisamente no centro socioeducativo Foglie di Primavera. Eu participava de atividades relacionadas à inclusão social de pessoas com deficiências mentais e físicas.
Durante os oito meses que estive na Itália convivi com pessoas do mundo todo, de diferentes culturas e conhecimento, o que me completou e me fez ainda mais feliz. Foram dias inesquecíveis, mesmo com dificuldade de comunicação ou até mesmo pela saudade de casa, eu me senti realizada todos os dias do intercambio.
A oportunidade que tive, resultado do meu trabalho do Centro Social Marista de Porto Alegre e da atividade da Associação Brasileira Intercâmbio Cultural - ICYE Brasil, me proporcionou uma aprendizagem sem tamanho, que contribui para várias reflexões de como eu quero viver a minha vida. O convívio direto com pessoas tão especiais, que me acolheram de maneira tão especial, me fez perceber ainda mais que não precisamos de muito para sermos felizes, basta apenas a vontade de viver e de compartilhar a alegria.
Pude compreendera forma de como cada pessoa é única e como é essencial. Como cada pessoa com suas habilidades e, também suas limitações, tem seu próprio espaço no mundo e que a felicidade é um direito de todos e não depende de quanto ou o que temos.